Escritório de Advocacia São Caetano do Sul

Testamento / Anulação de testamento

O testamento é um documento em que a pessoa demonstra como deseja que seja feita a partilha de seu patrimônio depois da sua morte. Dessa forma, o testador pode dispor de até 50% do seu patrimônio, pois os outros 50% são destinados para os herdeiros necessários (cônjuge ou companheiro, descendentes e ascendentes), por determinação legal. …

Testamento / Anulação de testamento Leia mais »

Dano moral por abandono afetivo

O abandono afetivo é configurado quando os pais ou responsáveis negligenciam os cuidados na criação de seus filhos, assim, há ausência de afeto, apoio emocional, social, psicológico na relação. Imperioso destacar que a Constituição Federal (artigo 227) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (artigo 4º) atribuem aos pais o dever geral de cuidado, …

Dano moral por abandono afetivo Leia mais »

Regulamentação / Alteração de visita

A ação de regulamentação de visitas tem como finalidade assegurar o direito do filho de conviver com seu genitor que não reside no mesmo local que ele. Assim, a legislação visa garantir o direito à convivência por meio de visitas que vão suprir o desenvolvimento e a manter os laços afetivos familiares. Cumpre ressaltar que …

Regulamentação / Alteração de visita Leia mais »

Interdição – Tutela – Curatela

A interdição é o instituto jurídico que visa preservar o patrimônio de uma pessoa que por algum motivo (psicológico, problema de saúde, dentre outros) não tenha mais uma capacidade adequada de fazer a gestão de seu patrimônio e cuidados pessoais com a atenção necessária. Por isso, um adulto será determinado pelo judiciário para cuidar desse …

Interdição – Tutela – Curatela Leia mais »

retificação registro

Retificação do Registro Civil

É um processo capaz de realizar alterações nas informações constantes nos documentos oficiais de um cidadão, por exemplo, o registro de casamento, óbito e nascimento. Para requerer a retificação do registro civil é preciso ter um motivo coerente, tais como: Erros gráficos; Proteger vítima ou testemunha; Nome social; Utilização prolongada e contínua de outro nome; …

Retificação do Registro Civil Leia mais »

Rolar para cima
Fale Conosco
Fale Conosco!
Olá,
Podemos ajudar?